terça-feira, 13 de setembro de 2011

Leishmaniose visceral

Leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar e febre negra, é a forma mais severa de leishmaniose. É o segundo maior assassino parasitário no mundo, depois da malária, responsável de uma estimativa de 60 000 que morrem da doença cada ano entre milhões de infecções mundiais. O parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea e, se deixado sem tratamento, quase sempre resultará na morte do anfitrião mamífero. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço significativo do fígado e baço. De preocupação particular, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o problema emergente da co-infecção HIV/LV.

É uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, transmitida somente pela picada de um inseto infectado, conhecido como mosquito-palha. Humanos e várias espécies de animais, inclusive silvestres, podem ser hospedeiros da doença, mas não transmitem por contato direto como mordidas, lambidas e etc.

Nunca se esqueça disto só o mosquito transmite a doença.

Animais e humanos, não transmitem a doença entre si. Para que ocorra transmissão, é preciso a presença do inseto infectado.


O protozoario leishtimania invade as celulas de defesa, e se reproduz destruindo-as.


Agora Assista este video abaixo para esclarecer as suas duvidas:








Nenhum comentário: